Search
  • Danilo Ventura

Rastreamento para locadoras e transportadoras

Quem já pegou estrada sabe que podem acontecer vários imprevistos durante a viagem. Quando o transporte é o seu negócio, é importante lidar de maneira eficiente com esses problemas.


As frotas de locadoras e transportadoras assim como os carros particulares, sofrem com acidentes e imprevistos sem exceções. A grande diferença é o impacto financeiro para empresas que operam veículos como importante fonte do próprio negócio.


Para gestores de locadoras, frotas próprias ou até frota de caminhões, investir em equipamentos de monitoramento é uma fonte de segurança para garantir que a sua carga ou veículo chegará ao destino. Além de incrementar a segurança da carga, o rastreamento permite acompanhar dados extremamente importantes na gestão da sua frota. Com rastreadores, é possível acompanhar a performance de cada um dos motoristas e até criar um ranking de dados pelos melhores motoristas. Em um tópico do nosso artigo, falaremos um pouco mais sobre as vantagens dos painéis de gestão de rastreadores.

Um segundo ponto importante, é o reflexo positivo sobre a qualidade da sua entrega final. Clientes sentem-se mais seguros e confiam mais em empresas que investem em tecnologias. Para alguns é até uma fonte de experiência do cliente positiva, ao poder acompanhar também o seu pedido em tempo real.

Vantagens do Rastreamento veicular


Reduzir o roubo de carga ou de veículos


No ano de 2019, foram mais de 520 mil roubo de veículos no Brasil. Utilizando sistemas de rastreamento de frotas, é possível acionar a polícia em poucos segundos, com um pequeno desvio da rota original, já é possível encaminhar o atendimento para a equipe de rastreamento ou até para as autoridades policiais. Os índices de recuperação de veículos são muito altos para avisos registrados nas primeiras horas da atividade suspeita. Este é um benefício não apenas para transportadoras, mas também para locadoras. É extremamente importante entender a utilização do seu veículo para que fraudes não sejam aplicadas. Utilizando de sistemas de rastreamento aliado a gestão de frotas, o acompanhamento dos seus carros no pátio da locadora, permitirá ter uma gestão muito mais eficiente dos seus veículos.


Acompanhamento de frotas


Como mencionamos anteriormente, o acompanhamento da frota, torna a utilização de rastreadores um grande ganho de eficiência. Nos modelos atuais e com a evolução tecnológica de rastreadores por GPRS e Rádio Frequência, é possível acompanhar dados internos do veículo, como: consumo do veículo; velocidade média; distância percorrida; aceleração; frenagem e vários outros dados. Estes dados são extremamente importantes para você ganhar inteligência de dados sobre a sua frota.


Em alguns modelos corporativos, motoristas com o melhor desempenho são premiados pelo seu comportamento de pilotagem. Esse é um modelo de exemplo para os outros motoristas e no final o ganho é para toda companhia. Utilizando de tais ferramentas e compensando o bom comportamento, o desgaste prematuro de peças é evitado e a economia é refletida no caixa da empresa.


Já para as locadoras, o acompanhamento pode ser um sinal pró ativo de uma gestão de cuidados com o cliente. Caso o cliente tenha o veículo roubado com seus pertences dentro do carro alugado, ter um rastreador e recuperar o veículo é um ganho tanto para quem aluga quanto para quem fornece o veículo. Além é claro de transformar uma experiência traumática em uma ótima experiência do cliente.


Melhora do NPS da sua locadora


Assim como falamos no outro artigo, uma melhora na experiência do seu cliente, pode impactar positivamente no índice NPS da sua locadora, e até no NPS da sua transportadora. Índices de qualidade de experiência ajudam na retenção do cliente e na melhora da percepção de serviços.


Por isso, oferecer acessos temporários aos seus usuários, pode ser uma medida de segurança tanto para eles, como para sua própria empresa.



Melhor experiência contra concorrência



Como mencionamos acima, o rastreador irá ajudar a sua empresa a oferecer uma melhor experiência ao cliente. Seja com frota própria ou locadora. Assim como um seguro, o rastreador é algo que não queremos usar, mas que sempre precisamos ter.


Assim como falamos no artigo (Acesse aqui), melhorar a experiência do cliente na sua locadora ou frota, é crucial para a sobrevivência do negócio. Além de oferecer ao seu cliente o serviço de gestão do rastreamento pode ser aliado a uma central de 0800 exclusiva para a tratativa dos atendimentos. A terceirização do seu atendimento telefônico pode gerar uma grande redução de despesas e alavancar sua operação em alta velocidade (Acesse aqui). Abaixo listaremos um pouco mais do que a Fácil Assist pode fazer por você:


- Central 0800 exclusiva

- Gestão de sinistros

- Acompanhamento de serviços

- Guinchos e atendimentos emergenciais

- Relatórios de utilização e chamadas


São diversos os serviços que podem ser terceirizados, deixando você e seu time encarregados de cuidar do que realmente importa. Se quiser saber mais, entre em contato com o time comercial da Fácil e o atenderemos com o maior prazer.

5 views0 comments